quarta-feira, 17 de julho de 2013

Para quem não sabe o contorno é uma técnica de maquiagem que visa disfarçar aquilo que a gente não gosta muito (nariz gordinho, testa grande, papada, bochechão, olhos caídos, lábios pequenos). 
Essa imagem assusta, né? Mas no fim dá certo!

O truque está em criar uma ilusão de ótica, um jogo de luzes e sombras, onde o que queremos esconder é camuflado por meio de sombra marrom opaca/pó bronzeador e o que queremos mostrar é iluminado.





Na hora de escolher a sombra marrom/pó bronzeador, opte por um ou até dois tons acima de sua pele para um efeito natural e fuja do brilho. E por nada deixe esse contorno muito marcado, a ideia é esfumar até quase sumir.


De regra existem algumas áreas em que se pode utilizar essa técnica:
  • testa, pertinho da raiz dos cabelos
  • nariz, laterais das narinas e abaixo
  • abaixo da maçã do rosto
  • linha  do maxilar
  • laterais do rosto

Para não errar vale a pena testar vários produtos, esfumar bem, tirar foto, perguntar a opinião alheia!
Mas antes de sair marcando essas regiões você deve estar ciente do tipo de formato de rosto pra não sair afinando o que não deve.
Confesso que nunca soube o formato do meu rosto ao certo. Depois de muito comparar cheguei ao formato oval.  Talvez essa dificuldade também ocorra com vocês. 
Vamos lá:

  • Rosto Oval:  Escurecer sob as maçãs. Iluminar o eixo central da face e sob os olhos.
  • Rosto Redondo: Escurecer toda a lateral da face e  iluminar o eixo central.
  • Rosto longo:  Escurecer o topo da testa e a ponta do maxilar. Iluminar sob os olhos.
  • Rosto Quadrado:  Escurecer laterais da testa e do maxilar. Iluminar o eixo central da face.
  • Rosto Triângulo:  Escurecer as laterais do maxilar. Iluminar testa, sob os olhos e queixo.
Esse outros formatos geram mais dúvidas, por isso repeti outro exemplo do diamante e um do coração que faltou na montagem

  • Rosto Diamante:  Escurecer as laterais das maçãs do rosto. Iluminar o eixo central da face.
  • Rosto Coração:  Escurecer laterais da testa e maxilar. Iluminar o eixo central da face.

Exemplos práticos



Afinar o nariz: risque do canto interno da sobrancelha até o início da narina. Esfume até desaparecer o risco. Caso seu nariz seja caidinho, ponha um pouco de sombra na parte caída e um pouco de iluminador na pontinha para dar uma levantada.


Diminuir a testa: com um pó bronzeador, esfume perto da raiz do cabelo e desça uns 2 dedos, de uma têmpora até na outra.

Diminuir as bochechas: com um pó bronzeador opaco, aplique logo abaixo do ossinho das maçãs do rosto (faça aquele bico na frente do espelho para isso). Esfume bem e passe iluminador em formato C na linhas das olheiras.

Disfarçar a papada: com um pincel de corretivo e sombra marrom sem brilho, faça uma linha começando da parte abaixo do lóbulo da orelha e siga até a linha do maxilar.Esfume em direção ao pescoço.

Levantar olhos caídos: Sombra clara na pálpebra, faça um V esfumado no canto externo e finalize com delineador gatinho.

Aumentar os lábios: passe corretivo na boca, aplique um lápis de ponta grossa no tom da sua pele na linha dos lábios e depois passe um lápis da cor do batom na boca+ batom.


Resultados





Espero ter ajudado!
E vocês conseguem dominar essa técnica?

bjooo




14 comentários:

  1. Oi florzinha, ótimas dicas!
    Já li uma vez sobre isso e esses contornos fazem toda diferença!!!
    Já estou seguindo, obrigada por me visitar.
    bjinho
    www.jananogueira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazem mesmo! Acho que vale a pena treinar para usar em uma ocasião especial, né!
      Obrigada pelo comentário e por sequir!

      bjoo

      Excluir
  2. oii amore!!
    adorei. visite lá no blog
    me encantei aqui,visita lá deixe seu comentário.
    ficaria honrada com seu comentário!!
    gostaria que voce sempre visita lá
    seguindo! segue de volta? por favor

    dicasdesole.blogspot.com.br

    beijokass diva e deus te abençoe mais e mais

    ResponderExcluir
  3. Oi Edi...vim agradecer e retribuir a visita flor...seguindooo
    adorei o post sempre fico em dúvida nessa hora e morro de medo de erra...amei as dicas
    beijos ^_^
    http://piradasnomundoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Edi. Algumas dessas dicas eu já conhecia.
    Big Beijos
    Lulu
    http://luluonthesky.blogspot.com.br

    Dica: Aprenda a remover a verificação de palavras nos comentários do seu blog

    ResponderExcluir
  5. Aah adorei as dicas, *-------*
    http://otqf.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Fica perfeito né !
    E dá uma diferença incrível ^^
    Confesso que não é sempre que faço, mas quando faço adoro =)
    Ótimas dicas amiga O//
    Obrigada pela visita lá no blog beijão S2

    ResponderExcluir
  7. adorei,suas dicas vao me ajudar a melhorar o contorno e arrasar cada vez mais na make. adorei o seu blog ja estou seguindo bjs
    www.sulisworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Acho fundamental para uma make perfeita.
    Eu não tenho feito nos meus vídeos porque acho trabalhoso e demora bastante. Mas sempre saio faço.
    Adorei suas dicas.


    Beijos.
    Mundodavee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei o post. gosto bastante de vê post de contorno, pois sempre acabo aprendendo algo mais. Pois tenho o rosto redondo e contorno pra mim é fundamental.

    Confira a resenha do Óleo Corporal com Ouro-Lolita Serum-Empório Body Store, é um produto muito luxuoso. Vale a pena conferir =D

    Beijinhos de luz =***

    Cllara Maranhão ʚɞ
    http://cllaramaranhao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adoro iluminados mas as vezes fica muito over
    Kisses

    ResponderExcluir
  11. Oi flor, tudo bem ?
    Otimas dicas, me ajudou.. eu gostei !
    Adorei seu blog, tá lindo, já estou seguindo!
    Passa lá no meu se gostar segue também :)
    Ótima sexta feira =]
    beijinhos

    fanilairy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Falando em contorno, estou precisando de um! :)
    Um beijão e até mais.

    www.queridaga.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas, e realmente faz muita diferença!
    To aprendendo aos pouquinhos rsrs.

    Beijinhos
    Obrigada pela visita, volte sempre!
    Retribuindo

    Beijos
    http://meninasnotaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Sigam-me os bons

Quem sou eu

Minha foto
Evito me definir para depois ter a liberdade de mudar. Na maior parte do tempo sou analfabeta de mim mesma. No entanto me arrisco. E rabisco... No fim, sou que nem todo mundo: com o telencéfalo “altamente desenvolvido” e o polegar opositor, que permite o movimento de pinça entre os dedos. Mesmo assim "é curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer[...] Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, depende de quando e como você me vê passar. Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre. Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração[..]Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra sempre." Trecho de O jeito como eu sou - Clarice Lispector e Roteiro do documentário Ilha das Flores.