quinta-feira, 4 de julho de 2013




Difícil nunca ter ouvido nada a respeito de Gatsby! Considerado por muitos como o maior clássico da literatura americana, foi publicado em 1925 por F. Scott Fitzgerald. Sempre tinha vontade de ler, mas confesso que foi no embalo do filme que me rendi ao livro. 

Possui uma escrita impecável e gostosa de ler que narra uma história que se passa em Nova Iorque, basicamente, recheada de glamour. Nosso Jay Gatsby, às vezes herói e outras nem tanto, é todo romântico. Subiu na vida (talvez de maneira ilícita) e quer reconquistar o seu amor de juventude. 

O livro nos conduz de uma forma que, em certos momentos, tinha a sensação de que estava em um filme com o típico cenário boêmio dos Estados Unidos de 1920. 

Além disso, o mistério que envolve Gatsby só aumenta no decorrer da trama. Uma parte porque Nick Carraway é o narrador e, assim como o leitor, vai descobrindo aos poucos sobre o misterioso Gatsby. Dessa forma, pegamos carona com esse narrador que participa ativamente de todos os acontecimentos.Em certos momentos eu até tentava adivinhar o que iria acontecer, mas não obtive muito sucesso.

Esse livro vai muito além de um clássico pois retrata a futilidade de uma sociedade burguesa, sem valores éticos e morais, manipuladora. Retrata a solidão de um homem sempre rodeado e desejado por muitas pessoas. O que nos faz pensar...

O livro possuía três adaptações para o cinema  e esse ano ganhou mais uma protagonizada por DiCaprio e Carey Mulligan. Quem viu o trailer todo glamuroso deve ter sentido um pouquinho de atração por essa história! 

A crítica pelo o que li não gostou dessa nova adaptação, assim como não havia gostado das anteriores. Mas sempre vale a pena conferir. Pretendo ver em breve! 

Mas o toque que faltava mesmo é que sempre o livro vai conter mais informações que o filme, vai possuir trechos mais bonitos, uma descrição que desperta nossa imaginação! Sempre vai ser mais complexo do que um filme é capaz de transmitir em poucas horas. Nesse caso, indico ler o livro e depois ver o filme. 

Deixo aqui a sinopse para complementar e atiçar quem ainda não leu esse livro!


Sinopse: Jay Gatsby e Daisy se conhecem cinco anos antes do começo da história. Ela é uma bela jovem Louisiana e Gatsby um jovem oficial da marinha sem qualquer riqueza, ambos se apaixonam. Porém enquanto Gatsby cumpre seu dever como oficial na Primeira Guerra, Daisy se casa com o bruto, intolerante, mas milionário Tom Buchanan. Após o término da Guerra Gatsby se dedica inteiramente a reconquistar o amor de Daisy. Ele se empenha em fazer fortuna, por qualquer meio que seja, e se torna um milionário independente. Em seguida, compra uma mansão vizinha à mansão de Daisy e seu marido, promove muitas festas com esperança de que Daisy compareça a uma delas. Quando finalmente eles se encontram, acontecimentos trágicos são postos em movimento. A história é contada através dos olhos do amigo e vizinho onipresente de Gatsby, Nick Carraway, que mora em uma casa humilde próxima a mansão e se indaga sobre a exuberância, prepotência e falta de cultura das demais personagens.

E vocês já leram o livro ou viram o filme?

bjooo







3 comentários:

  1. Parece ser mto legal, vou assistir!
    Ahh flor, seguindo aki tbm!!!

    Bjos :)
    http://rachelmalheiros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. olá conheci seu blog na tag do blog Moda para todos..fui indicada e estou conhecendo os outros indicados tambem..adorei oque encotrei....seguindo aqui..
    http://postagensparavc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já li e adorei. Agora quero ver o filme!!!
    Também fiz a resenha desse livro lá no meu blog!
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Sigam-me os bons

Quem sou eu

Minha foto
Evito me definir para depois ter a liberdade de mudar. Na maior parte do tempo sou analfabeta de mim mesma. No entanto me arrisco. E rabisco... No fim, sou que nem todo mundo: com o telencéfalo “altamente desenvolvido” e o polegar opositor, que permite o movimento de pinça entre os dedos. Mesmo assim "é curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer[...] Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, depende de quando e como você me vê passar. Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre. Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração[..]Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra sempre." Trecho de O jeito como eu sou - Clarice Lispector e Roteiro do documentário Ilha das Flores.