sexta-feira, 19 de julho de 2013



O livro começa com um prefácio de Zeca Camargo, até aqui tudo normal. Basta avançarmos nas páginas para concluir: esse livro me surpreendeu muito. Imaginava uma história fechadinha, ficção pura e encontrei quase um documentário em forma de livro. Talvez por eu não ser fã de resenhas e sinopses antes de ler o livro.

É chocante perceber como as pessoas vivem com tão pouco, as injustiças, o descaso, a corrupção.Depois de ler esse livro senti como se alguém tivesse tirado uma venda dos meu olhos.

A história se passa em uma favela com o nome de Annawandi, uma das maiores da Índia, ao lado do exagero de luxo do Aeroporto Internacional de Mumbai.

Para escrevê-lo a autora (Katherine Boo) viveu o cotidiano dos personagens por quatro anos. Para o espanto de todos, os personagens e histórias são reais. Para isso, foram necessárias incontáveis entrevistas e relatos com essas pessoas até conseguir mostrar os fatos e o que estava por trás deles.

Acho que por isso o livro termina sem que nossas expectativas de um final feliz se realizem. Tudo pode ser vendido: lixo, poder, dignidade, justiça. As crianças desde cedo aprendem que a inocência não existe ali.

Não existe julgamentos superficiais, e sim a motivação que os levou a tomar tais atitudes. Não existe aquela narrativa apelativa, e sim os fatos.

Mais do que entreter, esse livro nos ensina muito como pessoas! Vale muito ler!!

Sinopse: Em Busca de um Final Feliz, de Katherine Boo, é um livro brilhantemente escrito. Através de uma forte narrativa, descobrimos como é o dia a dia dos moradores de Annawadi, uma favela à sombra do elegante Aeroporto Internacional de Mumbai, na Índia. A história de seus habitantes nos faz rir e chorar, porque “o que é celebrado neste livro não é o que poderíamos chamar toscamente de ‘o encanto da lama’, mas a riqueza das pessoas que — para o bem e para o mal — compõem um tronco social que está cada vez mais presente no nosso mundo moderno”. (Zeca Camargo, em prefácio a esta edição).

O leitor vai se apaixonar por Sunil Sharma, o menino catador de lixo que quer ficar rico, por Manju, a moça mais bonita da favela, que quer ser professora, e até pela tresloucada Fátima, a Perna Só, que só quer um pouco de atenção




Alguém ai se aventurou nesse livro?



bjoo


5 comentários:

  1. Adorei o livro! Vou querer ler, sem dúvidas. Ótimo post. Beijos, Tati.
    Nopontocertodablz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca me aventurei por ele! :/
    Seguindo de volta :)

    Beijos
    macaaverdee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei o livro, muito boa a resenha!
    fiquei com vontade de ler s2
    beijos :*
    http://exageroderimel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li esse livro, mas deve ser emocionante.
    Tem alguma sugestão de muso que quer ver no blog?
    ótimo dia
    Big Beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  5. Nunca li mas parece ótimo, adorei a resenha!
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Sigam-me os bons

Quem sou eu

Minha foto
Evito me definir para depois ter a liberdade de mudar. Na maior parte do tempo sou analfabeta de mim mesma. No entanto me arrisco. E rabisco... No fim, sou que nem todo mundo: com o telencéfalo “altamente desenvolvido” e o polegar opositor, que permite o movimento de pinça entre os dedos. Mesmo assim "é curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer[...] Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, depende de quando e como você me vê passar. Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre. Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração[..]Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra sempre." Trecho de O jeito como eu sou - Clarice Lispector e Roteiro do documentário Ilha das Flores.